LeoBaiano.com

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Enviando post para amigos por e-mail

Publicado por Leo Baiano

Já fazia tempo que eu estava querendo incluir um link para que os visitantes pudessem enviar posts por e-mail para seus amigos, como não sabia sobre a existência de um plugin que fizesse a função então fui deixando para depois pois teria que incluir via javascript…

O texto do Fábio Ricotta caiu como uma luva, Wordpress SEO: Enviar E-mail para Amigo, basicamente com o plugin WP-Email é possivel acrescentar um link para que os visitantes recomendem a leitura enviando o texto para seus amigos por e-mail.

Como tenho o péssimo costumo de meter a mão na massa antes de ler a documentação baixei o plugin assim que terminei a leitura do texto do Fábio e instalei em um outro blog, depois de um tempo configurando e voltando ao post no Mestre SEO percebi que as instruções estavam incompletas. Claro a culpa não foi do autor afinal ele disse claramente:

Se você não deseja esta opção para inserir no seu tema, você pode visitar a página do autor do plugin para maiores informações de uso.

Fui na página do plugin e encontrei onde eu estava errando, vamos lá:

Instalando o plugin para enviar post por e-mail para o amigo - WP-Email

1 - Faça o download do plugin aqui;

2 - Descompacte o arquivo e faça upload para a pasta /wp-content/plugins do seu blog;

3 - Acesse a administração do seu blog e ative o plugin;

4 - No meunu superior vai aparecer a opção E-mail, click lá para fazer a configuração e personalização do plugin;

Até aqui apenas repeti o que o Fábio escreveu mas gostaria de abrir um parenteses neste momento, antes de configurar você pode traduzir o plugin para Portugues-BR, acesse a página do plugin na seção tradução clicando aqui, procure o link para baixar os arquivos WP-email-pt_Br.mo e WP-email-pt_Br.po (se tiver problemas para baixar o arquivo de extensão .po click no link com o botão direito e escolha “salvar destino como”).

Depois de baixar os 2 arquivos é só fazer upload para dentro da pasta WP-Email e estará traduzido. Vamos continuar:

5 - Escolha a opção “opções de e-mail” e configure a gosto.

6 - Depois de configurar e salvar você vai precisar acrescentar o código <?php if(function_exists(’wp_email’)) { email_link(); } ?> no local onde quer que apareça o link.

Agora o toque final, depois de salvar as opções você precisa acessar o menu Permalinks do seu WP e salvar. Não precisa fazer nenhuma alteração, apenas vá em permalinks e click em salvar.

Foi esta última parte que me deixou muito tempo sem conseguir instalar o plugin até que fui nas instruções da página do autor e segui as instruções.

A dica que fica aqui para os apressados como eu, dedique um tempinho para ler as instruções e documentação na página do plugin antes de instalar, é sempre bom.

P.S.1 - Não instalei aqui por falta de tempo.

P.S.2 - Para ver o plugin funcionando acesse qualquer artigo do blog Mundo das Celebridades e click em enviar para um amigo.

Tags:

7 comentários adicionados em “Enviando post para amigos por e-mail”

  1. @leandersonsilva Disse:

    Tem como fazer ou me dizer se tem um que eu possa enviar uma noticia para um email e o wordpress ler e postar no meu blog?

  2. Leo Baiano Disse:

    Leanderson, tem sim cara, o wordpress já faz isso.

    Acesse a administração do seu WP, depois no menu “Configurações” e em seguida “escrever”. Desça a barra de rolagem até o final e vai encontrar o sub título:

    Publicar via email

    Os passos são os seguinte:

    1 - Crie um e-mail secreto, de preferência com caracteres aleatórios e que seja quase impossível de alguém escrever para ele por engano, isso é necessário pois todas as mensagens enviadas pra lá serão publicada automaticamente no seu blog.

    2 - Em Configurações/Escrever você vai adicionar o servidor do e-mail recém criado, nome de usuário do e-mail e a senha.

    3 - Se quiser pode escolher uma categoria para todos os posts publicados por e-mail.

    Pronto, é só testar. Qualquer dúvida entra em contato pelo formulário aqui do blog.

  3. Reinaldo Disse:

    Olá Leo Baiano, tudo bem?
    Gostei do post sobre e-mail. Agora observei que no seu blog vc tem a área painel administrativo, para colocar login e senha. Vc poderia me dizer como fazer isso? E ele substitui aquela página de entrada do wordpress?

    Obrigado pela atenção!

    Reinaldo

  4. Leo Baiano Disse:

    Reinal, é sim… substitui aquela tela do wordpress.

    Essa função já veio com o tema não fui eu quem fez mas vou olhar aqui e ti falo. Por favor, escreve um e-mail pra mim cobrando para que eu não esqueça.

  5. Jérfeson Disse:

    Leo.
    Eu li uma matéria contigo no Jornal, e gostarai de saber como pode ser feita a parceria. Eu ja tenho um blog, mas ta muito primário, sei que posso dinamiza-lo para atrair mais visitas. Quero que me explique mais como pode ser feito isso. (espanholconsultoria@hotmail.com)

  6. Ricardo Magno Disse:

    Oi lí a matéria do Jornal A Tarde de ontem e gostaria de saber como funciona essa parceria, ainda não tenho um blog. Tentei passar essa msg pelo seu conatato, mais não consegui, não sei se estar com algum problema.
    Meu e-mail é rickmag22@gmail.com, fico no aguardo do seu retorno.
    Abraços

  7. Thais Souza Disse:

    Oi Léo. Tudo bom? Lí a matéria do Jornal A Tarde e achei muito interessante. Tenho um blog de notícias e sempre pensei na possibilidade de ganhar dinheiro com ele. Só que não conheço ninguém que possa me ajudar. Gostei da ideia de ter você como parceiro. Como podemos conversar sobre isso? Meu MSN é thaysouza@hotmail.com
    Abraço!

Deixe sua mensagem


Últimos Comentários



Xemele © 2008 utiliza WordPress como seu gerenciador de conteúdos.
Template design by Xemele